quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MediaOn 2009

O jornalista investigativo Joshua Benton, diretor do Nieman Journalism Lab (laboratório voltado a pesquisas sobre jornalismo online), fez a abertura do MediaOn 2009 - 3° Seminário Internacional de Jornalismo Online, dia 25 de outubro, promovido pelo Instituto Cultural Itaú, em São Paulo.
Ao analisar a situação dos jornais americanos, Joshua apontou a queda nas tiragens ao mesmo passo em que cresce vertiginosamente o número de novos canais de comunicação na internet. Publicações segmentadas é uma realidade no universo digital e deverá ditar o rumo do jornalismo nos próximos anos.
Para Joshua, toda essa abertura na rede mundial tem humanizado ainda mais o trato comunicacional de veículos e respectivos jornalistas. Hoje temos, por exemplo, publicações específicas de bairro, cujo trabalho jornalístico tem sido ponto de intersecção entre as comunidades e os órgãos públicos, tornando-se o fio da balança na hora de denunciar as mazelas e dificuldades de cada localidade na busca de soluções para seus problemas. Isto faz com que a comunidade local tenha mais empatia com o referido veículo de comunicação.
Todo esse movimento é economicamente sugestionável ao sucesso, pois casa o interesse de todas as partes. Já são inúmeros os casos de blogs e portais noticiosos que sobrevivem graças ao grau de confiabilidade e ao bom trato jornalístico exercido, aumentando o interesse por parte de quem detém os recursos financeiros.
Em outra parte da explanação sobre as novas possibilidades para o jornalismo online, Joshua foi categórico em afirmar que o jornalista de maneira geral tem que deixar de lado a arrogância para melhor interagir com esse universo totalmente novo, desafiador e tão cheio de oportunidades. É hora de parar e repensar.

Nenhum comentário: